MISSÃO: "Prestar assistência através de tratamento e prevenção para dependentes de substâncias psicoativas, objetivando resgatar sua auto-estima, dignidade, domínio próprio, reinserção social e relação pessoal com Deus."

   O PRA VIDA       Aliados       Como Ajudar       Testemunhos       Notícias       Contato        



      TRATAMENTO


MUDAMOS DE ENDEREÇO!

CLIQUE AQUI PARA IR AO NOVO SITE!

 

 

O tratamento oferecido pelo Pra-Vida destina-se exclusivamente a homens, maiores de idade, previamente desintoxicados e veda a admissão de pessoas cujo prognóstico requeira a prestação de serviços de saúde não disponibilizados pela instituição. Não são realizados acolhimentos involuntários.

                                                CRITÉRIOS PARA ADMISSÃO DO USUÁRIO                                                                                            

  • Prévia avaliação diagnóstica de um médico psiquiatra;
  • Avaliação de um ou mais membros da equipe terapêutica;
  • Abstinência total de álcool e/ou outras drogas, exceto medicamentos prescritos por ordem médica ou cigarro (existem horários e local específico para o consumo);
  • Declaração do residente, por escrito, de sua concordância quanto às normas e rotinas da organização.
                                                                 

                                                         METODOLOGIA E TERAPIAS

Os usuários são acolhidos na Comunidade Terapêutica, em Nova Petrópolis, em um regime comunitário, por um período variável de 6 a 12 meses, recebendo um tratamento personalizado e tecnicamente orientado, de forma a lhes garantir proteção integral e condições para construção de um novo projeto de vida.

As frentes de trabalho são a espiritualidadelaborterapia e a psicologia,  e as rotinas incluem atividades multidisciplinares, distribuídas de acordo com a capacidade e necessidades de cada usuário, incitando o desenvolvimento de habilidades pessoais e autonomia, sendo garantido o respeito às opiniões e decisões individuais. 


PLANO TERAPÊUTICO 

O plano terapêutico será desenvolvido junto à equipe, conforme a necessidade de cada caso, respeitando alguns períodos básicos.

 

FASE 1 - ADESÃO (30 dias)


FASE 2 - CONSOLIDAÇÃO (Entre 31º E 90º dia)

 

FASE 3 - PREPARAÇÃO (Entre 91º E 120º dia)

 

FASE 4 - REINSERÇÃO SOCIAL GRADUAL E ACOMPANHADA (Entre 121º E 180º dia)

 

 A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO

O serviço prestado pelo Pra-Vida oferece um tratamento integral do indivíduo em vulnerabilidade social, tendo como resultado mudança de atitudes, valores e condutas através da interação contínua com a comunidade terapêutica e seus pares.

Uma mudança por inteiro é conquistada através de abordagem comportamental consistente que só pode ser observada no convívio diário, tornando esse serviço de extrema importância para a construção de capital social.

Através da passagem pela Comunidade Terapêutica, relacionando-se com seus iguais, o usuário dá o primeiro passo para se reinserir no ambiente sócio-familiar, aprendendo a utilizar construtivamente os recursos disponíveis para, com autonomia, colocar o seu novo projeto de vida em prática.


ADMINISTRAÇÃO - CONSULTÓRIO - TRIAGEM
Rua Vereador Mario Pezzi, 993/101
CEP: 95084-180 – Caxias do Sul – RS
Fone (54) 3028 8908
            COMUNIDADE TERAPÊUTICA
Estrada Municipal, 1860 CEP: 95150-000
Nova Petrópolis – RS
Fone (54) 9163.6827 e 9163.6795